Mozzarella de Búfala: tudo sobre essa delícia

Quinta-feira, 2 de julho de 2020

Compartilhe

Uma das fabricantes desse delicioso queijo Mozzarella de Búfala é a Fazenda Tapuio que deu início a sua produção nos anos de 2000

 

Por: Gisele Litwinski

A Mozzarella de Búfala surgiu aproximadamente no inicio do século XV, mas conhecida como “Mozza”, nas regiões da Campânia e do Lazio, no Sul da Itália. Sua principal peculiaridade é se produzida totalmente com leite de Búfala.

Devido a sua popularidade, esse queijo passou a ser produzido em diversos países, inclusive aqui no Brasil, onde conquistou o paladar da população.

Uma das fabricantes desse delicioso queijo é a Fazenda Tapuio, fundada em 1991, com a finalidade de produção de cana de açúcar e ovos. Mas a partir de 2000 deu o pontapé inicial para a fabricação desse queijo, com a compra de sua primeira criação de Búfalas, a produção das Mozzarellas iniciaram dois anos depois.

 Produção

Segundo a diretora comercial, a produção ocorre na Fazenda em Taipú, sendo baseada em um sistema próprio que denominam de 5 Rs e 3 Ss, que consistem no seguinte:

R – Respeito ao meio ambiente.

R – Respeito ao bem estar animal.

R – Respeito aos nossos colaboradores.

R – Respeito aos clientes e consumidores, nosso maior patrimônio.

R – Resultado, sem ele não conseguimos competir e sobreviver.

Já os 3 Ss, estão relacionados a produtos: Saudáveis, Saborosos e Seguros.

Após a produção eles são distribuídos em caminhões frigorificados para as nove capitais do nordeste e por via aérea para o centro-oeste.

 “Todos os produtos possuem baixíssimo teor de sódio em relação aos similares de leite bovino. Adicionalmente os derivados de leite de búfalas, possuem maiores teores de proteína, menor quantidade de gorduras saturadas e o dobro do cálcio, que são características inerentes ao leite da espécie”, explica a diretora comercial, Márcia Veloso.

Consumo e seus benefícios

Os benefícios do queijo mozzarella são diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo.

Todos os queijos são fontes naturais de cálcio e minerais, importante por toda a vida. Segundo estudo realizado pelo pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), o queijo de búfala chega a ter 48% a mais de proteína do que o laticínio comum (de vaca) e 59% a mais de cálcio, o que contribui para a menor incidência de hipertensão, doenças cardiovasculares, fortalecimento dos músculos, ossos e dentes.

Além disso, ele é rico em imunoglobulinas, proteínas que têm a função de reconhecer, guardar e neutralizar antígenos e criar anticorpos específicos para vírus; além de lactoferrinas, presentes no soro e que possuem ação multifuncional. Esse laticínio ainda é composto por lisozimas, que são enzimas que atuam na defesa contra bactérias e possuem função digestiva; e lactoperoxidases, compostos com forte ação antibacteriana.

O leite extraído dos bubalinos possui outras propriedades nutricionais, incluindo ferro, fósforo e vitaminas A, C, B6 e E.

Dicas de consumo

A Mozzarella de Búfala é amada pela sua textura incrivelmente suave e macia que derrete facilmente na boca, é um queijo mais natural e suave e consumi-lo fresco é uma ótima pedida. Esse queijo também pode ser utilizado em receitas como saladas, sanduiches, tortas, massas e muito mais. Além de ser um ótimo aperitivo, acompanhado de vinhos ( branco ) leves, frescos, frutados e com acidez um pouco mais elevada.

Qualidade de produção

 A empresa tem como principio um rigoroso controle sanitário dos animais. Em relação aos búfalos, a preocupação e o esmero no controle sanitário não são diferentes, o que fez com que o rebanho seja o único do Rio Grande do Norte com certificação de livre para a doença de Tuberculose e em processo de certificação também para Brucelose.

Na Fábrica, o processo da qualidade continua com o funcionamento dos Programas de BPF, APPCC e PAS, de modo a dar segurança e garantir a continuidade da cadeia da qualidade.

Selo de Pureza

A verdadeira Mozzarella de Búfala é produzida exclusivamente com leite de búfalas, o que resulta numa coloração branca característica, em função da ausência do caroteno no leite da espécie. Possui alto teor de cálcio e baixo teor de sódio, apresentando ainda elevados níveis proteicos e vitamínicos.

O processo de produção na Tapuio é muito semelhante ao original do sul da Itália, o que garante a mozzarella sabor e textura similares ao produto italiano.

O Selo de Pureza 100% Búfalo é o resultado de um trabalho idealizado pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalo. Ele existe para garantir a Pureza da verdadeira Mozzarella produzida exclusivamente com leite de búfalos.

Curiosidades

  • Originário da Ásia, o Búfalo foi introduzido no Brasil no final do século passado, na ilha de Marajó, no Pará. A maior parte do rebanho bubalino nacional está na região amazônica.
  • Crianças expostas à radiação no acidente da Usina Nuclear de Chernobil (Ucrânia), em 1986, foram adotadas temporariamente por famílias italianas, da região de criação de Búfala, para serem alimentadas com esse leite, fortalecendo-se e neutralizando os efeitos da radiação. Isso porque o leite exerce alto poder de filtragem no organismo.
  • Sabia que cerca de 7% do leite consumido no mundo é o de Búfala. Na Índia, segundo país mais populoso do mundo, por exemplo, as Búfalas produzem 70% de todo o leite bebido por lá . Mas, na Itália, a produção de leite de Búfala é quase que totalmente destinada à indústria de mozzarela e há registros de sua produção desde os tempos bíblicos.

Confira as outras matérias sobre esse queijo

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *