Sistema de monitoramento oferece ao produtor gestão avançada do rebanho leiteiro

Segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Compartilhe

Tecnologia otimiza as tarefas do dia a dia e aumenta a produtividade da fazenda

Para permanecer competitivo no mercado desafiador de hoje, muitos produtores de leite passam seus dias fazendo malabarismos para fechar as contas, conseguir cumprir seu trabalho com excelência e conciliar a rotina pecuária com as atividades pessoais. Para auxiliar os profissionais a aumentarem a produtividade e manterem-se atualizados com o que ocorre no rebanho, o sistema de monitoramento animal é uma saída para melhorar o desempenho da atividade que possui margens cada vez mais apertadas.

“Esta tecnologia fornece ao produtor informações relevantes e, em consequência, traz benefícios como a gestão avançada da reprodução para conseguir melhores taxas de concepção e diminuição dos intervalos entre os partos, gerando mais bezerros e mais lucro à propriedade”, aponta Luciano Lobo, gerente de Monitoramento Allflex América Latina.

As ferramentas tecnológicas para a gestão das operações da pecuária leiteira são relativamente novas e os desafios que os produtores enfrentam são sempre os mesmos. De acordo com Lobo, um dos principais desafios da atividade é encontrar maneiras de tornar as operações mais eficientes e maximizar a produtividade nas fazendas.

“Sob pressão para aumentar a produção, mesmo que os recursos continuem limitados, eles precisam melhorar a precisão da detecção de cio, aumentar as taxas de reprodução, reduzir a dependência de mão de obra qualificada e encontrar mais tempo para fazer outras coisas na fazenda”, salienta.

Com a solução de monitoramento de vacas Allflex SenseHub™, os produtores podem se beneficiar de uma nova abordagem de gerenciamento para as operações, que pode ajudá-los a melhorar suas decisões na hora de inseminar para maximizar a produtividade, por exemplo.

A solução usa algoritmos comprovados pelo mercado para monitorar e analisar os comportamentos das vacas com base na atividade, ruminação, tempo comendo e outros comportamentos importantes. “O sistema fornece informações sobre o status de reprodução, saúde e bem-estar de vacas e grupos, tudo em tempo real. Isso inclui precisão incomparável na detecção de cio, informações precisas sobre ciclo estral e orientações como o melhor horário que se deve inseminar a vaca”, explica Lobo.

Entre os benefícios, a adoção da tecnologia ajuda a aperfeiçoar as estratégias de reprodução, a aumentar as taxas de serviço e de concepção, a reduzir o intervalo entre partos e a melhorar o desempenho geral das características genéticas do rebanho e os custos de mão de obra.

Com a solução de monitoramento SenseHub™ também é possível detectar os problemas de saúde de forma precoce, antecipando-se aos sinais visíveis de uma doença.

“Todos esses fatores mencionados vêm para melhorar a qualidade de vida dos produtores e é capaz de proporcionar a tranquilidade que eles precisam para realizar outras atividades diárias, enquanto ficam conectados à fazenda de qualquer lugar, em qualquer momento, usando dispositivos móveis e com alertas em tempo real quando a sua atenção for realmente necessária para um animal ou rebanho”, finaliza.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *