Programa de otimização gerencial melhora o desempenho de fazendas leiteiras

Terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Compartilhe

DairyWise, desenvolvido pela holandesa Lely, auxilia na melhoria contínua das propriedades

A realidade das propriedades dedicadas à pecuária leiteira tem se alterado nos últimos anos, mas o setor ainda enfrenta os mesmos problemas em relação à mão de obra, devido a carga de trabalho elevada. Tendo em vista esse desafio a Lely, empresa que oferece soluções em automação para pecuária leiteira, desenvolveu o programa DairyWise para otimização do gerenciamento da fazenda.

O programa específico para pecuária leiteira é baseado em princípios simples, que observam a situação da propriedade e oferece ferramentas que, quando implementadas, promovem melhorias contínuas na produção. “As técnicas do programa devem ser entendidas como uma caixa de ferramentas que podem ser aplicadas a qualquer tipo de prática na fazenda, tais como as rotinas de alimentação e ordenha, tarefas de saúde e reprodução e gerenciamento do pessoal”, explica o gerente de Vendas para o Brasil da Lely, João Vicente Pedreira.

O DairyWise auxilia a equipe a avaliar a situação atual, definir metas e também pensar em oportunidades de melhorias. O consultor assegura uma abordagem holística e leva a equipe a reconhecer os ganhos e perdas em seus processos. “Todas as melhorias são registradas em protocolos, avaliadas e recebem acompanhamento, se necessário. Ao envolver a equipe inteira, resultados significativos e de longa duração podem ser alcançados em poucos meses”, destaca Pedreira.

Experiências realizadas em fazendas leiteiras de vários países comprovaram a eficiência do DairyWise. Dentre os resultados registrados destacou-se a melhoria na produção leiteira, saúde animal e custos de produção, além de uma melhora na comunicação, que fez com que os empregados se sentissem mais envolvidos e reconhecidos.

‘Lean in dairy farming’

A Lely, em parceria com a Nestlé, promoveu o lançamento do livro “Lean in dairy farming”, durante a EuroTier 2018, maior feira mundial de produção animal, realizada em novembro no Centro de Exposições de Hannover, na Alemanha.

A publicação descreve uma nova forma de olhar o gerenciamento da fazenda. O livro é dividido em duas partes, um tópico de “Abordagem” que explica os princípios da fazenda leiteira simples e uma parte de “Diretrizes” práticas, que pode ser utilizado para iniciar essa abordagem de benefícios.

Siga a Revista no Instagram


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *