Higienização do Ar

Quinta-feira, 9 de maio de 2019

Compartilhe

Fonte: HIGEX

Muitas indústrias ainda não tem a preocupação na Higienização do ar, assim como tem preocupação com a Higienização de superfícies de equipamentos e das instalações industriais. Infelizmente isso acaba sendo um grande equívoco, pois o ar também é um grande agente de contaminação da indústria alimentícia em geral.

Mesmo que,durante a leitura desse material, não tenha ninguém com você, não pense que você esta só. E não estou falando de duendes ou fadas, mas sim de bactérias, fungos e vírus que estão em milhões ao seu e ao meu redor. Nem todos são prejudiciais à saúde ou ao comprometimento da qualidade de seu produto, mas alguns o são, e podem causarenormes prejuízos financeiros e de saúde. Toda vez que falamos que tossimos, que espirramos ou que simplesmente caminhamos, estamos colocando milhares de microrganismos em suspensão que podem ficar por muito tempo “flutuando” ate encontrar um local ideal para fazer sua tarefa.
Para o caso da indústria, locais como: equipamentos, mesas de processo, resfriadores de ar, luvas, facas, utensílios, embalagens, esteiras, produtos processados, etc.  Não podemos esquecer que todo material suspenso no ar, em algum momento encontrará um local para se depositar ou “aterrissar”.
Contudo, atualmente há formas de controlarmos essa contaminação suspensa no ar, em ambiente de instalações das indústrias alimentícias e afins. Um dos produtos com maior eficácia nesse controle são os fumígenos, que atuam com a base de fumaça para o controle de bactérias e fungos suspensos no ar, além de agir como agregadores das
partículas suspensas no ar e decanta-las, limpando assim o ar do ambiente onde aplicado. O dimensionamento da quantidade de produto a ser dosado depende do desafio exigido e do tamanho do ambiente. Um dos produtos mais conhecidos no mercado é o SMOKE TECH que possui tecnologia europeia, mas é fabricado no Brasil. Outra grande ferramenta no combate a esses inimigos invisíveis é o Sistema de Desinfecção por Ultra Violeta. Atualmente existe no mercado um equipamento chamado comercialmente de UV AIR, que auxilia no controle microbiológico do ar. O equipamento é instalado no ambiente onde há necessidade do controle microbiológico de bactérias, fungos e vírus (se for essa a necessidade também), a uma distância segura dos operadores, e o mesmo fica ligado durante todo o tempo succionando o ar daquele espaço e desinfetando através de suas lâmpadas UV.
Existem quatro tamanhos de equipamentos, para 100, 200, 300 e 400 m3 de área onde todo o ar succionado é desinfetado. Ambos os produtos são fabricados pela empresa HIGEX que atua fortemente na pesquisa e desenvolvimento de soluções para o controle de microrganismos na indústria alimentícia.

Espero poder de alguma forma tê-lo ajudado, e que possamos olhar com outros olhos para esse bem tão precioso que é o ar de nossos ambientes, que acaba escondendo alguns “inquilinos” tão indesejáveis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *