Como agregar valor a seu negócio com produtos zero lactose

Sexta-feira, 17 de novembro de 2017

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Conhecida como o açúcar do leite, a lactose é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. Sua concentração em
leite de vaca é em torno de 5%, e o ser humano é capaz de digeri-la graças à produção interna da enzima lactase. De forma geral, recém-nascidos apresentam alta produção dessa enzima pela grande demanda na ingestão de leite materno. Com o passar da infância, pode ocorrer uma redução nessa produção, levando à incapacidade parcial ou completa de digerir esse açúcar existente no leite, seus derivados e produtos que possuem a bebida na sua composição.

Quando não digerida, a lactose não é absorvida e chega intacta ao intestino grosso. A pressão osmótica do intestino aumenta, retirando água de tecidos adjacentes. Além disso, a lactose é fermentada por bactérias presentes no meio, produzindo ácidos orgânicos de cadeia curta e gases. Os gases causam inchaço e desconforto abdominal, enquanto os ácidos orgânicos de cadeia curta participam de um processo inflamatório da parede do intestino e aumentam a motilidade. A combinação disso com a água presente resulta em diarreia. Outros sintomas que os indivíduos intolerantes podem apresentar são
náuseas e cólicas.

Por conta disso, as pessoas intolerantes à lactose são obrigadas a se privar do consumo de produtos que contenham o dissacarídeo, e uma opção são seus
substitutos, como leites de origem vegetal. No entanto, estes produtos não apresentam o mesmo sabor, nem as mesmas propriedades nutricionais de produtos originados de leite. A reação envolvida na hidrólise da lactose é mostrada na Figura 1:

 

O que é intolerância a lactose?

Melhoria na qualidade de vida e aumento de valor agregado. Pensando no bem estar e na maior qualidade de vida dessas pessoas, em 2012 a Prozyn foi pioneira na aplicação de enzimas para produtos zero lactose no Brasil, participando ativamente do lançamento do primeiro leite com esse claim. Esse mercado vem crescendo de forma significativa nos últimos anos.

Além disso, o perfil dos consumidores de produtos zero lactose tem mudado. Hoje, além dos intolerantes à lactose, pessoas em geral tem se tornado
consumidoras por se sentirem cada vez mais confortáveis com essa linha. A demanda por produtos mais específicos e personalizados é cada vez maior.
Baseadas nesses dados e de olho em novas oportunidades de negócios, as indústrias têm investido no desenvolvimento de diferentes produtos com baixo
teor ou zero lactose. Leite condensado, creme de leite, iogurte, sorvete e queijo sem lactose são alguns dos derivados lácteos que têm surgido no mercado nos
últimos anos. Porém, outros produtos têm ganhado destaque, como pães, bolos e chocolates.

No processo de produção industrial dos produtos zero lactose, é realizada a hidrólise enzimática da lactose utilizando a enzima lactase, processo que oferece grandes vantagens para os produtores, como a redução do risco de cristalização nos derivados lácteos e o aumento do poder adoçante. A hidrólise pode ser realizada diretamente no leite ou no soro sem tratamento prévio.

Dessa forma, é possível atender à demanda dos consumidores, produzindo produtos mais facilmente digeríveis e com propriedades nutricionais da matéria-prima preservadas.

Os produtos zero lactose possuem maior valor agregado, e por conta disso, os encontramos com preços até 55% maiores do que os produtos convencionais.

 

Legislação e rotulagem

As tecnologias disponíveis hoje no mercado permitem a produção de produtos com baixo teor ou zero lactose.

Para que estes produtos sejam classificados de acordo com o teor de lactose presente, devem atender aos requisitos determinados em legislação e regulamentação de rotulagem vigentes. De acordo com as RDCs nº 135 e 136 de 8 de fevereiro de 2017 (ANVISA), um produto com teor máximo de 1% de
lactose pode ser considerado “baixo em lactose”, já para um produto ser considerado “zero lactose”, esse teor deve ser menor do que 0,1%. A indústria
tem o prazo de 24 meses da publicação das RDCs para se adequar à regulamentação.

A Prozyn possui uma equipe de especialistas técnicos altamente qualificados que desenvolvem soluções customizadas para que os clientes possam cumprir as regulamentações, além de prestarem suporte com métodos de análise do teor de lactose.

 

Percepção dos consumidores

Essa tendência com baixo teor ou zero lactose se reflete no número de lançamentos de produtos com este apelo no mercado.

Segundo dados apresentados pela Mintel, entre os anos de 2013 e 2016 houve um crescimento de mais de 200% no número de lançamentos de produtos com posicionamento baixo teor/reduzido/sem lactose. E este crescimento não ocorreu apenas em produtos do segmento de lácteos, observa-se também um
grande número de lançamentos de produtos de panificação, chocolates e sobremesas, principalmente.

O gráfico apresentado na Figura 2 mostra os lançamentos de produtos lácteos com apelo de baixo teor ou zero lactose no período de 2013 a 2017.

Dos dados apresentados, vemos que a categoria de queijos tem se destacado nesse mercado, representando quase metade dos lançamentos de produtos lácteos em 2017.

 

Tecnologias para todos os tipos de produtos

A Prozyn possui o maior portfólio e maior know-how na aplicação de enzimas para produção de produtos zero lactose. Participou ativamente do desenvolvimento dos derivados lácteos já lançados no mercado e apresenta tecnologias diferentes para as variadas necessidades demandadas por cada
tipo de produto.

A Linha LactoMax é a linha mais completa de lactases do mercado, apresentando produtos personalizados para diferentes aplicações e processos,
em diferentes setores do mercado alimentício, atendendo a todas as necessidades de seus clientes. Seus campos de aplicação incluem desde leite e derivados até produtos de panificação, recheios para doces, aperitivos, produtos de chocolate, sobremesas, bebidas de frutas, entre outros.

 

Sobre a Prozyn

A Prozyn é uma das principais fornecedoras de ingredientes biológicos do país. Possui soluções sob medida para as necessidades mais específicas dos clientes, sempre baseadas na inovação, tecnologia e melhoria da qualidade de vida. Oferece uma linha completa de ingredientes para redução de custo,
otimização do processo e melhoria da qualidade do seu produto.

 

Eloisa Carmignola – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Jadyr Oliveira – Diretor Executivo


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