Castrolanda promove workshop sobre gestão de propriedades leiteiras

Sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Compartilhe

Por: Comunicação Castrolanda

A Área de Negócios Leite da Castrolanda realizou na última terça-feira, 28 de setembro, um workshop para cooperados sobre a importância da gestão para propriedades leiteiras. A palestra on-line foi ministrada pelo professor Paulo Fernando Machado, diretor-presidente da Clínica do Leite e da Escola Agro+Lean, além de ser considerado referência nacional sobre o assunto.

Durante o evento foi apresentado aos cooperados a importância de se fazer a gestão das propriedades, atendendo as demandas de maneira focada e assertiva, reagindo rapidamente aos problemas e reduzindo o tempo de trabalho, criando um ambiente de confiança entre as pessoas envolvidas na atividade.

“Gestão é o sistema que trabalhamos com a intenção de melhorar os negócios. Se for bem ajustado e de acordo com as necessidades da fazenda, a consequência é o sucesso. Ela existe para resolver problemas que inevitavelmente estão presentes e nem sempre notamos o quanto são prejudiciais”, explicou Paulo Machado.

Gerente de Negócios Leite da Castrolanda, Eduardo Ribas acredita que a implantação de um sistema de gestão seja um passo muito importante dentro da área leiteira. “Queremos implantar ferramentas, modelos e processos que beneficiam a cadeia do leite de maneira geral. Esta gestão é um compromisso do departamento técnico com os cooperados. Estamos aqui para apoiá-los neste novo processo, para que lá na frente os frutos possam ser colhidos pelos próprios produtores e, consequentemente, pela Castrolanda”, contou.

O desafio da implantação do sistema de gestão também foi destacado pelo Coordenador de Assistência Técnica do Negócios Leite da cooperativa, Marcos Koch Ortiz. “O tema do workshop é muito oportuno, uma vez que temos propriedades parceiras que buscam a máxima eficiência na produção de leite – um desafio que requer o engajamento de todos os envolvidos. O departamento tem o papel de alavancar estas oportunidades, para que o produtor se sinta seguro para tomar decisões e maximizar os recursos”, ressalta.

Supervisor de Projetos do Setor de Inovação e Negócios da Área de Negócios Leite da cooperativa, Augusto Meierjürgen acredita que a implantação de um sistema de gestão junto aos cooperados é um passo muito importante dentro da Castrolanda. “A gestão é um dos sete pilares do cooperativismo e faz parte do processo de evolução da cooperativa e das propriedades. É essencial discutirmos sobre isso para que os produtores possam ter segurança para instalar os processos porteira adentro”, afirmou.

Paulo Fernando Machado

Responsável pela apresentação do sistema MDA e pela condução do debate, o palestrante Paulo Fernando Machado é engenheiro agrônomo, mestre em Ciência Animal e Pastagens e doutor em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), além de possui pós-doutorado em Bioquímica do Rúmen pela Michigan State University. É professor aposentado, titular em bovinocultura de leite, da ESALQ/USP.

Atualmente é diretor-presidente da Clínica do Leite, um centro que tem como propósito contribuir com a produção de alimentos de qualidade, seguros, saudáveis e de forma sustentável. É, também, diretor-presidente da Escola Agro+Lean, que tem como propósito contribuir para o crescimento sustentável e competitivo dos negócios agropecuários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *