Bovinocultura leiteira é debatida no XII Encontro Técnico Santa Clara e Emater

Quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Compartilhe

Motivados em debater e promover melhoramentos na bovinocultura leiteira no Rio Grande do Sul, aproximadamente 120 profissionais participaram do XII Encontro Técnico Santa Clara e Emater. O evento foi realizado na terça-feira, 06 de novembro, no Clube Gercan, em Paraí.

Na abertura, o presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, ressaltou que “esta é uma oportunidade de aprendizado para os técnicos. É um espaço de conhecimento que após deve ser compartilhado”.

O dever de levar a tecnologia aos produtores foi destacado na fala do presidente da Emater, Iberê de Mesquita Orsi. “Precisamos levar renda, qualidade de vida e sustentabilidade para a zona rural. No futuro, não teremos mais a palavra agronegócio, e sim agrossociedade”.

O Encontro Técnico Santa Clara entre os profissionais é um momento para dialogar sobre a produção de alimento e formulação de dieta para cada estratégia de produção, focando no desenvolvimento da cadeia produtiva de leite, gerando por fim um plano de trabalho conjunto entre os profissionais, buscando a excelência na assistência técnica prestada ao produtor de leite.

Palestras

As “Estratégias para produção de volumoso” foram o tema abordado pelo engenheiro agrônomo Renato Fontanelli, da Embrapa Trigo – UPF. De acordo com ele, é necessário avaliar o potencial produtivo, os valores nutritivos, a conservação da forragem, o planejamento forrageiro e a produção animal. Saiba Mais

No evento, o SisLeite foi detalhado pelo assistente técnico estadual do Sistema de Produção Animal da Emater/RS, zootecnista Jaime Ries. “O produtor quer a renda dele e saber os custos dos nutrientes”, ressaltou. Para ele, é necessário que seja realizada a gestão da propriedade.

A estrutura da Santa Clara foi apresentada pelo gerente do Departamento de Política Leiteira (DPL), Maurício Bonafé. Os técnicos conheceram as ações desenvolvidas pela Cooperativa. “A união entre o corpo técnico tem por objetivo auxiliar o produtor de leite”, afirmou.

No turno da tarde, os técnicos da Santa Clara e Emater reuniram-se em grupos divididos por região e traçaram o plano de ação para o próximo ano.

Siga a Revista Mais leite no Instagram


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *