Biotecnologia se consolida como solução para tratamento de efluentes de laticínios

Quinta-feira, 23 de abril de 2020

Compartilhe

Solução biotecnológica ajuda a reduzir descarte de lodo orgânico de laticínios e minimizar custos operacionais

No Brasil a indústria de laticínios é o segundo segmento mais importante do setor de alimentos, ficando atrás somente dos derivados da carne. Em todo o país são milhares de indústrias de laticínios e cooperativas leiteiras em operação, que produzem queijos dos mais diferentes tipos, manteiga e demais produtos que têm o leite como matéria-prima principal.

Assim como a maior parte das indústrias, os laticínios geram efluentes que são provenientes de seus processos produtivos. Esses efluentes são compostos, principalmente, por soro, da produção de queijo, e pelo leitelho, da produção de manteiga.

Para tratar esses efluentes as indústrias precisam contar com estações de tratamento que, em sua maioria, são por lodos ativados. Por sua vez, o maior desafio dessas estações é lidar com o grande volume de lodo gerado e que necessita de descarte adequado, que é o envio para aterros sanitários licenciados. Tal processo envolve custos logísticos e de destinação, calculados de acordo com o volume produzido pela estação e que é mandado para o aterro.

Uma das formas mais modernas e viáveis de minimizar os custos dessa operação é a utilização do tratamento biotecnológico para a redução da carga orgânica do lodo.

A SUPERBAC, empresa de soluções em biotecnologia e mais de 20 anos de mercado, tem uma forte atuação no tratamento de efluentes da indústria de laticínios. No processo a empresa utiliza um blend de microrganismos que consomem os materiais orgânicos de cadeias mais complexas e que estejam em suspensão na água.

Desta forma, em estações que apresentem alta eficiência em remoção de carga orgânica, os microrganismos introduzidos pela SUPERBAC vão em busca de outras fontes de energia para sobrevivência e consomem o excesso de Sólidos em Suspensão Voláteis (SSV) contidos no tanque de aeração.

Com esse consumo há redução na concentração de Sólidos Suspensos Totais (SST) no tanque de aeração e, para que a quantidade de lodo permaneça em equilíbrio no sistema e não afete a eficiência geral, sugere-se que a vazão da centrífuga seja reduzida, mantendo a média de SST inalterada e reduzindo descarte de lodo ao final.

Quase 30% de redução de Lodo
Um exemplo dos bons resultados do uso da solução da SUPERBAC foi o registrado em um laticínio localizado no estado de São Paulo, que apresentou queda significativa no descarte de lodo, reduzindo as despesas operacionais da planta.

Com uma vazão diária de 2.800m³ e DQO Bruta de 3.100 mg/L o volume de lodo seco descartado por mês girava em torno de 416 toneladas. Com a adoção do tratamento biotecnológico, que envolveu a dosagem diária de blend da SUPERBAC, houve uma redução de 28% no volume de lodo seco descartado após seis meses de tratamento, com manutenção de SST dentro da média da planta.

Vale destacar que todas as soluções desenvolvidas pela SUPERBAC utilizam o poder que os microrganismos encontrados naturalmente no meio ambiente têm de consumir determinados resíduos, de forma a aprimorar os diversos processos produtivos. Todas as bactérias usadas pela companhia são do chamado Nível 1: naturais, não patogênicas, não oportunistas e sem modificação genética.

As cepas de microrganismos utilizadas pela SUPERBAC consomem a matéria orgânica e a transformam em CO2 e água, sem nenhum tipo de agressão ao ecossistema. Os microrganismos presentes nas soluções da empresa fazem uma verdadeira autorremediação do meio ambiente e não são nocivos em nenhum grau à natureza, aos animais e ao ser humano. Todos os produtos possuem registro no IBAMA, em atendimento à legislação ambiental e para maior segurança em sua utilização.

A solução biotecnológica da SUPERBAC ainda ajuda a aumentar a eficiência em degradação dos parâmetros de DBO e DQO e OG, auxiliando no atendimento à legislação ambiental vigente. A SUPERBAC ainda conta com equipe técnica altamente qualificada, que acompanha de perto a aplicação dos microrganismos e os resultados alcançados no cliente.

Sobre a SUPERBAC
Fundada em 1995, a SUPERBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.
http://www.superbac.com.br

Por: Assessoria de Imprensa da Superbac


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *