18º Encontro Santa Clara de Criadores de Gado de Leite com Registro  associados em Carlos Barbosa

Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Compartilhe

Por: Assessoria de imprensa

Associados oriundos de todas regiões de abrangência da Cooperativa Santa Clara participaram do 18º Encontro Santa Clara de Criadores de Gado de Leite com Registro. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 12 de dezembro, na Associação dos Funcionários da Santa Clara (Ascla), em Carlos Barbosa.

Durante a abertura do encontro, que tem por objetivo valorizar o criador de gado leiteiro que registra seus animais, o presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, destacou a importância em debater o tema. “O produtor tem o espírito empreendedor e as ações que realiza impactam no resultado da propriedade. Com persistência e trabalho é possível colher os resultados”, afirmou. Também manifestou-se o vice-prefeito de Carlos Barbosa, Roberto Da-Fré, que em sua fala enalteceu o trabalho desenvolvido pela Cooperativa e a dedicação do produtor de leite. O Encontro Santa Clara de Criadores de Gado de Leite com Registro ocorre anualmente.

Desde 2007, a Santa Clara é organização que mais registra animais no Brasil. No evento foi apresentada a atualização de dados dos registros. Hoje, a Santa Clara possui 31.200 animais registrados, sendo que 29.338 da raça Holandês e 1.862 da raça Jersey.

Palestras

A experiência na propriedade do zootecnista e produtor de leite no Paraná Tobias Katsman foi o primeiro tema apresentado no evento. Em sua fala, ele abordou a “Terceirização na Produção de Leite”. Entre as vantagens da terceirização apontadas está o uso de equipamentos, a recria, menor estrutura e mão-de-obra, e consequentemente o produtor consegue dar uma melhor atenção para a produção de leite.

O detalhamento de dados relativos a propriedade e a produção leiteira estiveram presentes na fala do supervisor do Departamento de Política Leiteira (DPL) da Santa Clara, Carlos Alberto Gomes de Araujo, na palestra “Trabalhar com leite é um bom negócio? O GepLeite nos esclarecerá”. De acordo com ele, todas as informações relativas a propriedade devem ser reunidas, analisadas e utilizadas na tomada de decisões, pois o GepLeite é um levantamento técnico e financeiro.

A “Criação Eficiente de Terneiras no Mundo e Suas Aplicações no Brasil” foi o tema abordado por Bernard Woodcock, CEO/Diretor da Quality Consultants of New Zealand Ltda – América Latina (Nova Zelândia). Um dos pontos destacados foi a nutrição animal, principalmente quando estiver relacionada à mamada e quantia de alimento fornecida.  Saiba Mais

Fechando a programação da 18ª edição do encontro foi ministrada a palestra “O Melhoramento Genético Pós Descoberta da Seleção Genômica”, por Celso Barbiero, geneticista, diretor Técnico da DNA Genética do Brasil. “O detalhamento do genoma traça a qualidade dos animais dos produtores e a partir do DNA são tomadas as decisões em relação à reprodução”, enfatizou.

Siga a Revista no Instagram


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *