Uso da biotecnologia no tratamento de efluentes frigoríficos

Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Compartilhe

Fonte: Note Comunicação.

 

Historicamente, o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de carne bovina, posição que consolidou em 2018 quando o País alcançou a marca de 1,64 milhão de toneladas comercializadas, volume 11% superior ao registrado em 2017. Como resultado, a receita foi de US$ 6,57 bilhões, valor 7,9% maior que o conquistado no ano anterior.

Para atingir esse montante, a atuação dos frigoríficos precisa ser cada vez mais estratégica e eficiente e a preocupação com o tratamento dos efluentes gerados no processo produtivo é uma constante. Vale destacar que os teores sólidos em suspensão e em nitrogênio orgânico têm uma presença bastante alta neste tipo de efluente. Já a Demanda Bioquímica de Origem (DBO), é calculada de 800 a 32 mil mg/litro.

Com atuação em todo o Brasil e países da América Latina, um dos setores no qual a SuperBAC, empresa nacional e pioneira em soluções biotecnológicas, atua fortemente é o de frigoríficos e matadouros, segmentos que vêm descobrindo as vantagens e benefícios do uso da biotecnologia no tratamento de seus efluentes.

 Em geral, os efluentes provenientes de frigoríficos são compostos por grandes concentrações de materiais orgânicos, como sangue, gordura, sólidos do conteúdo dos animais e fragmentos de tecidos, além de possuírem materiais sólidos originários de outras fontes, como detergentes, desinfetantes e lubrificantes, presentes nos processos de higienização dos mais diferentes estabelecimentos.

Por sua constituição, esses despejos começam a se decompor rapidamente e geram um forte odor ao iniciarem o processo de putrefação, situação que pode causar um problema sério para empresas e residências do entorno e ainda chamar atenção de órgãos fiscalizadores.

A atuação da SuperBAC

Fundada em 1995, a SuperBAC tem como objetivo a substituição de processos químicos e desenvolvimento de alternativas sustentáveis para os mercados do agronegócio, saneamento, óleo & gás, bens de consumo e tecnologia.

Todas as soluções desenvolvidas pela SuperBAC utilizam o poder que os microrganismos encontrados naturalmente no meio ambiente têm de consumir determinados resíduos, de forma a aprimorar os diversos processos produtivos. Todos os microorganismos usados pela companhia são do chamado Nível 1: naturais, não patogênicos, não oportunistas e sem modificação genética.

As cepas de microrganismos utilizadas pela SuperBAC consomem a matéria orgânica e a transformam em CO2 e água, sem nenhum tipo de agressão ao ecossistema. Os microrganismos presentes nas soluções da empresa fazem uma verdadeira auto remediação do meio ambiente e não são nocivos em nenhum grau à natureza, aos animais e ao ser humano. Todos os produtos possuem registro no IBAMA, em atendimento à legislação ambiental e para maior segurança em sua utilização.

Como se dá o passo a passo?

O primeiro passo da SuperBAC é entender as características principais do sistema de tratamento do frigorífico/matadouro e identificar quais são as necessidades do cliente.

Com essas informações em mãos será possível identificar quais os melhores blends de microrganismos para a finalidade específica, visando maior atendimento das necessidades do cliente.

Os objetivos do processo são:

  • Aumento da eficiência em degradação dos parâmetros de DBO, auxiliando fortemente no atendimento à legislação ambiental vigente;
  • Aumento da capacidade de tratamento da Estação de Tratamento de Efluentes, reduzindo custos com CAPEX;
  • Redução de custos operacionais e no consumo de produtos químicos e do lançamento destes ao meio ambiente;
  • Redução de lodo orgânico, em sistemas de lodo ativado, promovendo redução de custos operacionais, além de proteger o meio ambiente.

A partir da introdução desses blends, em geral, já no terceiro mês de tratamento, é possível atender aos objetivos solicitados, sempre considerando as condições do sistema do cliente.

A SuperBAC ainda disponibiliza uma equipe técnica altamente qualificada, que acompanha de perto a aplicação dos microrganismos e os resultados alcançados no cliente.

Sobre a SuperBAC

Fundada em 1995, a SuperBAC é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia. Com a crescente preocupação ambiental e o iminente aumento da população, uma das principais necessidades da economia no século XXI é a criação de processos que permitam o aumento da produtividade sem abrir mão da sustentabilidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *