Katayama Alimentos conquista Certificação Halal

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Compartilhe
Indústria avícola conquista certificado que garante a qualidade e a segurança do processo produtivo e dos produtos que comercializa para o mercado global
Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do país, comemora a conquista do Certificado de Conformidade Halal, uma certificação essencial para empresas que pretendem expandir suas áreas de atuação no mundo. Trata-se de uma garantia de que o processo produtivo, os produtos e os serviços prestados pela marca respeitam os rígidos critérios de qualidade e segurança alimentar exigidos em vários países.
Halal é um termo de origem árabe que significa lícito ou permitido. No contexto islâmico, representa um sistema baseado em princípios e valores éticos e morais que beneficiam a humanidade em várias áreas, incluindo a alimentação. Atualmente, é um passaporte para empresas que tem interesse em ampliar suas vendas para a comunidade mulçumana ao redor mundo, estimada em 1,8 bilhão de pessoas, pois o estilo de vida Halal garante aos muçulmanos que a empresa age com transparência, responsabilidade socioambiental e de acordo com a jurisprudência islâmica.
“O Certificado Halal é reconhecido como sinônimo de confiança. A conquista desta certificação confirma que os valores da Katayama Alimentos estão alinhados ao perfil dos consumidores do mundo e em conformidade com a legislação e normas internacionais de segurança exigidas por centenas de países”, diz Gilson Katayama, Diretor Comercial da empresa. “A certificação reforça nosso compromisso em crescer de forma sustentável, sempre colocando em primeiro lugar a qualidade e segurança alimentar”, conclui o executivo.

Certificadora
Para obter o certificado, a Katayama Alimentos contratou a certificadora CDIAL Halal (Centro de Divulgação do Islam para a América Latina), referência global no segmento, que analisou documentos, produtos e realizou auditorias para verificação de diversos aspectos, como as matérias-primas, métodos de produção e a conduta da indústria avícola do interior do Estado de São Paulo. A certificação é um importante diferencial competitivo e abre à marca a possibilidade de ampliar os negócios no setor alimentício.
Para Omar Chahine, da CDIAL Halal, “certificar a Katayama Alimentos foi um processo rápido, visto que a indústria avícola atende todas as conformidades exigidas pela certificadora. Ainda nos dois primeiros anos serão realizadas duas auditorias de manutenção, e em até seis meses antes de vencer o certificado, realizaremos a auditoria de recertificação”.
Perfil Katayama Alimentos
A Katayama Alimentos está entre as maiores indústrias avícolas do país e já trilhou quase 80 anos de história. Com uma estrutura moderna, automatizada, habilitada para exportação, inclusive para o exigente mercado japonês, e um rigoroso sistema de biosseguridade, mantém, desde 2013, todas as aves livres de antibióticos. Como resultado desse processo, em 2019 recebeu o “Certificado Ovos Livres de Antibióticos” pela Certificadora WQS – A QIMA Group Company.
Produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna e líquidos pasteurizados, mantendo todos os lotes rastreáveis. A previsão para 2020 é de 1 bilhão de ovos, com perspectiva de crescimento de 40% para este ano e de 15% para 2021. Essa produção está concentrada em uma área de 725 hectares, localizada na cidade de Guararapes, Estado de São Paulo, e conta com 370 colaboradores, que cuidam atentamente de quase 4 milhões de aves em recria e postura.
O sistema de produção da Katayama Alimentos, um dos mais modernos da América Latina, é totalmente integrado, com tecnologia de ponta na higienização, seleção, classificação e processamento de ovos e instalações aviárias, onde é mantida de forma padronizada as condições ideais de isolamento sanitário, conforto térmico, alimentação e bem-estar das aves. A indústria possui o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e é auditada no programa IFS Global Markets Food, que atesta a conformidade em relação à integridade e segurança de alimentos processados para o varejo, além de possuir a Certificação Halal, que atribui segurança e qualidade a serviços e produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.
A Katayama Alimentos faz parte do Grupo Katayama, que também atua nos segmentos de pecuária, ovinos e fertilizantes orgânicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *