Embaré investe em tecnologia direcionada a produtores de leite e cooperativas rurais

Segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Compartilhe
Aplicativo Embaré Fomento, recém-lançado, facilita o gerenciamento da produção no campo

Seguindo os parâmetros da Indústria 4.0, os produtores de leite —inclusive, os pequenos e médios— também estão adotando a tecnologia nas atividades do dia a dia no campo. Com isso, têm registrado aumento de margens de lucro, melhora na produtividade e redução de custos. Para apoiar seus cerca de 1.350 fornecedores e 13 cooperativas parceiras, a Embaré acaba de lançar um aplicativo direcionado ao gerenciamento da produção. A novidade integra o programa de investimentos em tecnologia da empresa.

Gratuito e exclusivo para os parceiros da empresa, o aplicativo Embaré Fomento oferece ao produtor a comodidade de ter as informações da sua folha de leite, na palma da mão, com agilidade e transparência. Conforme explica o gerente de captação e fomento da Embaré, Yago Sartori Galoti da Silveira, os fornecedores de leite poderão tomar decisões rápidas logo que uma informação chegar no celular. Um exemplo é alguma alteração no resultado da qualidade do leite. “Ao receber o boletim e ocorrer qualquer desvio na qualidade do seu leite, ele poderá investigar as causas imediatamente evitando prejuízos maiores”, afirma.

A ferramenta se mostra útil para os negócios. De acordo com Silveira, as incertezas de mercado têm trazido dificuldades para toda a cadeia produtiva, especialmente ao produtor, que tem desafios em se planejar. “Grandes oscilações no preço de venda do leite e de compra dos insumos podem definir a rentabilidade da atividade. Buscamos minimizar esse efeito passando alguma previsibilidade do preço do leite e fazendo contratos de alguns insumos, auxiliando a travar boa parte do custo de produção”, afirma.

A versão 1.0 do aplicativo foi lançada, no final de dezembro de 2019, em Lagoa da Prata (MG), durante evento da Embaré realizado para  os produtores, com o apoio da Agripoint e Milkpoint. Novas funcionalidades da ferramenta estão sendo desenvolvidas para 2020 e o objetivo é aprimorar cada vez mais o aplicativo a partir da experiência do usuário.


Balanço 2019

Quarta maior empresa de laticínio do Brasil, segundo o ranking da Leite Brasil de 2018, a Embaré encerra 2019 com cerca de 70% de ocupação produtiva da fábrica. Sobre a produção leiteira neste ano, em comparação com 2018, a produção nacional começou bem, mas desacelerou no segundo semestre do ano. “A previsão é que 2019 tenha um incremento de 1,5% acima de 2018. A Embaré crescerá por volta disso também, alcançando 560 milhões de litros”, prevê Silveira. 

Apoio aos produtores rurais

Além do aplicativo Embaré Fomento, a empresa oferece outros cinco projetos de apoio aos produtores rurais. São eles: “Educampo”, projeto de assistência técnica; “Mais Genética”, de incentivo à transferência de embriões; “Recria”, de assistência à recria de bezerras; “Insumos”, de compras coletivas de diversos insumos utilizados na pecuária leiteira; “Fazenda Modelo”, de incentivo às boas práticas agropecuárias.

Oito décadas de história

A Embaré é uma companhia de origem mineira, que atua no mercado há 84 anos. Detentora da marca Camponesa, possui fábricas em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste de MG. Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a empresa tem um mix de produtos diversificado, fabricado nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga, além de uma variedade de queijos. A empresa também produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para países dos cinco continentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *