Tudo sobre Atmosfera Modificada

Terça-feira, 31 de outubro de 2017

Compartilhe

Por: Gisele Litwinski

Para o especial sobre ATM foram entrevistados todos os envolvidos no processo, Luciano Papeschi diretor comercial da Evertis, Ralph Vieira gerente de vendas da Multivac, Marcela Hirata especialista de alimentos da Linde Gases, Osvaldo Camacho Gerente de Produção Industrial e Cristina Escobar comercial da Flamboiã.

A Flamboiã é uma empresa especializada na criação, abate e comercialização de frangos inteiros e em cortes e atende todo o mercado nacional e internacional. Em busca de lançar algo diferenciado, decidiu fazer um produto em bandeja termoformada com atmosfera modificada (ATM), e assim se tornar o precursor no frango. Com isso foi em busca de fornecedores, de alta qualidade que pudessem fazer parte dessa criação. Buscou os melhores: filme fundo da Evertis, máquina da Multivac e gás da Linde, para que essa criação se tornasse perfeita.

Para escolher a embalagem é necessário verificar de acordo com o shelf life do produto. Segundo Ralph Vieira gerente de vendas da Multivac, ao decidir pelo processo de ATM é necessário pensar em tudo, primeiro em um produto de qualidade verificando quais são os objetivos principais que se deseja obter. Após isso é necessário ir à busca de uma máquina Termoformadora, que seja própria para trabalhar em frigoríficos, completamente higienizável.

Foram criados dois tipos de embalagens que se destacam em relação à transparência e ao visual, sendo elas: uma com o fundo amarelo que é para o frango “In natura” e a outra que é toda transparente para o frango temperado.


Embalagem em ATM do frango “In Natura”

No caso do gás, o filme é importantíssimo para manter o ATM. Se o gás não se manter dentro da embalagem não haverá atmosfera modificada e todos os benefícios são perdidos. “Da mesma maneira que o filme, a bandeja não deve permitir que o gás escape da embalagem”, comenta Marcela Hirata, especialista de alimentos da Linde Gases.

A Flamboiã conseguiu o equilíbrio de ter uma embalagem com maior shelf life, mantendo as características e as cores do logotipo. Ela leva para o mercado produtos padronizados. “O intuito foi tornar o frango um produto mais nobre com uma ótima embalagem. O nosso produto dentro da embalagem em ATM não muda nenhuma característica, continua com a mesma cor, cheiro, textura, além de ser uma embalagem com apresentação incomparável”, comenta Osvaldo Camacho Gerente de Produção Industrial da Flamboiã.

No processo de ATM é possível ver as características visuais do produto, no qual pode se identificar quantos files de frango há em uma embalagem “A ATM valoriza ainda mais o produto, as pessoas se encantam, causando um impacto no primeiro momento”, comenta Cristina Escobar da Flamboiã.

Outro importante ponto para o ATM é o ganho em logística de entrega do produto, pois o shelf life teve acréscimo de 80%, “conseguimos deixar o produto exposto na gondola dos supermercados por um tempo muito maior, melhorando a logística e aumentando a área de atuação de produtos resfriados, sem qualquer perda de qualidade, característica ou frescor dos produtos”, explica Camacho.

Segundo Luciano Papeschi diretor comercial da Evertis a ATM é uma tecnologia que está à disposição da indústria para aumentar o shelf life e ao mesmo tempo inibir o desenvolvimento microbiano. Todos os tipos de carnes podem ser embalados em ATM, sendo elas “in natura”, temperada, curado, para embalar em ATM não tem limite. “Qualquer carne hoje que nós temos no Brasil, bovina, suína, frango, peixe” comenta Papeschi.

De acordo com Vieira para fazer o processo de ATM não é necessário ter uma termoformadora, é possível utilizar uma bandeja de mercado. Mas com a termoformadora você pode juntar a propriedade física que você precisa ter, escolhendo a resistência, formato, logotipo, customizando 100%. “Você tem a liberdade total. Quando você vai comprar uma máquina, pode desenvolver a embalagem da forma que quiser , é como uma folha em branco.”

Quando a Flamboiã adquiriu uma termoformadora automática, passou a armazenar bobinas e não mais bandejas, otimizando assim o espaço. “Com a ATM não há mais perda, devido ao shelf life ser maior”, comenta Papeschi.

Para a produção do ATM a Linde desenvolveu um gás que não causa nenhum impacto ao produto. Existe uma porcentagem de gás correta que vai dentro da embalagem. Segundo Papeschi os gases que são oferecidos para esse tipo de aplicação são gases que já tem um pré requisito de não ter toxinas nenhuma, existe uma legislação que permite o uso de determinados gases e inibe o uso de outros.

A solução da Linde Gases em atmosfera modificada envolve diversos benefícios. O principal e mais conhecido é o aumento do shelf life. Porém, além disso, a atmosfera ajuda o alimento a manter suas características de sabor e odor, retarda o desenvolvimento de bactérias e fungos, minimiza o uso de conservantes, evita a rancidez. Permite o aumento do raio de distribuição do produto com menor retorno do varejista e mais proteção de produtos sensíveis, (previne esmagamentos ou quebras do produto devido ao gás dentro da embalagem). É uma apresentação mais atrativa do produto ao consumidor final.

Os principais gases que são utilizados para atmosfera modificada são: dióxido de carbono, nitrogênio e oxigênio. Lembrando que os três gases não são alergênicos e considerando a quantidade que é utilizada na atmosfera modificada, não são tóxicos. No caso do gás, cada alimento tem sua mistura gasosa adequada, dependendo de diversas características como a atividade de água, quantidade de lipídeos, sensibilidade a oxidação.

Para ter um maior shelf life é necessário também cuidar com o manuseio, precisa ter um produto com qualidade para sair com qualidade.

Vieira explica que existem diferenças de um produto embalado a vácuo e outro em ATM. No produto embalado a vácuo não há a inserção de gás que inibe o crescimento microbiológico e pode ocorrer alteração nas propriedades físicas como cor, odor, textura alterando assim a qualidade do produto. Já no ATM o shelf life é maior e não altera as características, assim o produto fica fresco por mais tempo. “A atmosfera modificada é um processo completamente diferente do vácuo” esclarece Hirata.

A Flamboiã produz embalagens com porções menores. Como houve redução no tamanho das famílias, elas procuram comprar porções que rendam para uma refeição. “As famílias diminuíram, então ninguém come mais um quilo de frango em uma refeição, surgindo assim à necessidade de porções adequadas, porque se não os consumidores não compram”, esclarece Escobar.

Segundo Hirata as pessoas estão buscando cada vez mais praticidade na alimentação e as famílias estão cada vez menores, há tendência está na procura por produtos resfriados e práticos, o que favorece muito a atmosfera modificada.

 

Empresas parceiras para o desenvolvimento do ATM

 

Multivac

É uma empresa alemã líder mundial em soluções de embalagem. Está há mais de 50 anos no mercado e tem filiais em mais de 75 países. Anualmente fabrica e comercializa mais de 1500 equipamentos pelo mundo. Cada máquina é desenvolvida de acordo com as necessidades dos clientes, como tipo de embalagem, desempenho e eficiência de recursos. O portfólio abrange praticamente todas as necessidades do cliente, além das termoformadoras onde são especialistas, engloba também seladoras de bandeja, máquinas de câmara a vácuo, sistemas de codificação, inspeção da qualidade até linhas completamente automatizadas.

Quando se está começando o importante é ter uma máquina confiável, que funcione bem e que tenha um bom suporte técnico. É um investimento que você precisa ter a certeza que está comprando um equipamento de qualidade, de uma empresa séria e que investe em inovação. “Máquina boa é aquela que você até esquece que tem, porque ela não dá problemas.” Comenta Vieira.

Todos os funcionários da Multivac são treinados intensivamente no Brasil e na Alemanha, antes de ir a campo. Durante a instalação dos equipamentos, os técnicos treinam uma pessoa na empresa para ser responsável pela operação e manutenção da máquina. Além das visitas técnicas a Multivac oferece um suporte técnico por telefone que resolve 80% dos casos.

 

Evertis

A empresa é de origem portuguesa e tem mais de 50 anos, no Brasil ela está há mais de 20 anos. É especializada na produção de filmes de barreiras semi- rígidos mono e multicamadas para embalagens de alimentos e outras aplicações de embalagem. Oferece solução sob medida para embalagens que superam a funcionalidade básica e respondem a evolução.

A Evertis sempre comprou os melhores equipamentos no mercado, para segurar a qualidade. E uma empresa muito flexível, nunca abusou de preço, teve um patamar normal, isso deu muita credibilidade para o mercado, na entrada de novos projetos.

Trabalha sempre com ética, desde o inicio acreditaram no projeto da Flamboiã. “Sabíamos que era um projeto de inovação, que tinha tudo pra dar certo. Estamos buscando sempre as melhorias. Eu estou entusiasmado com o mercado de ATM no Brasil,” comenta Papeschi.


Linde Gases

O Grupo Linde é um dos líderes mundiais em tecnologia de gases industriais e medicinais, engenharia e serviços. Com cerca de 65 mil funcionários e sede na Alemanha,  atua em mais de 100 países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas. No Brasil, a Linde Gases opera com mais de 20 unidades industriais, situadas nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

O MAPAX da Linde Gases é a solução em gases para aplicação em atmosfera modificada, baseado nas características de cada alimento. A solução MAPAX inibe com sucesso a deterioração natural de alimentos. Com ganho significativo para os fabricantes e os consumidores, o conceito MAPAX:

– Aumenta radicalmente o tempo de vida na prateleira;
– Mantém os produtos frescos e atraentes;
– Garante menor número de devoluções decorrentes de processos de deterioração;
– Reduz a quantidade de conservantes;
– Estende os limites geográficos e o tempo de preservação;
– Racionaliza a logística;
– Permite a criação de novos pratos e produtos;
– Permite embalagens bastante atrativas e comercializáveis.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *