Aditivos e ingredientes para área de cárneos

Quinta-feira, 23 de julho de 2020

Compartilhe

Os assuntos abordados em “aditivos e ingredientes” para a área de produtos cárneos processados são amplos.

A NOVAPROM®, uma unidade do grupo JBS, possui 18 anos de experiência neste setor desenvolvendo proteínas de alta funcionalidade e soluções especializadas nesta linha de produtos.

Neste contexto é válido ressaltar alguns pontos importantes:

A definição de aditivos alimentares, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é: “Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento”. Ou seja, os aditivos são utilizados para melhorar a qualidade dos produtos, garantir ou aumentar a validade, prover sabor e coloração, etc.

A NOVAPROM® oferece soluções em aditivos para as indústrias de produtos processados cárneos. Os mais comumente utilizados são:

– NOVAPRO® PHOS: substâncias estabilizantes que permitem a dispersão e uniformidade de duas ou mais substâncias imiscíveis;

– NOVAPRO® TEX: substâncias espessantes que aumentam a viscosidade do produto;

– NOVAPRO® FIX: substâncias antioxidantes que retardam o aparecimento de alteração oxidativa, aceleram o processo de cura e manutenção da coloração durante a vida útil do produto;

– NOVAPRO® CURE: substâncias conservadoras que impedem ou retardam a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas;

– NOVAPRO® TASTE: substâncias aromatizantes ou condimentos, ervas e especiarias com propriedades aromáticas e sápidas, capazes de conferir, reforçar e padronizar aroma e/ou sabor;

– NOVAPRO® COLOR: corantes ou substâncias que conferem cor, intensificam ou restauram a coloração do alimento.

A definição de Ingrediente, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é: “Ingrediente: é qualquer substância, incluídos os aditivos alimentares, empregada na fabricação ou preparação de um alimento e que permanece no produto final, ainda que de forma modificada.”

Além da carne que é um ingrediente obrigatório, existem outras proteínas vegetais e animais que são permitidas de forma opcional em diversos produtos. A NOVAPROM® é fabricante da linha NOVAPRO® ANIMAL PROTEINS: proteínas de origem animal não alergênicas, de alta funcionalidade, que promovem textura e estabilidade aos alimentos processados além de outras propriedades tecnológicas como formação de gel, estabilização da gordura e propriedades nutricionais com altos teores de proteína.

Outro ingrediente aplicado em produtos processados cárneos é o sal (cloreto de sódio) associado ao sabor e a conservação dos produtos.

A Legislação de aditivos e ingredientes em produtos cárneos, sendo o uso destes obrigatório e opcional, é descrita nos Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de cada produto, publicados pelo Ministério da Agricultura e também no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), publicado em nova versão em 2017, Decreto Nº 9.013, de 29 de março.

Em 2019, a ANVISA publicou a Resolução da Diretoria Colegiada, RDC Nº 272, de 14 de março que estabelece os aditivos alimentares autorizados para aplicação em carnes e produtos cárneos, com suas funções, limites máximos e condições de uso. Essa RDC também já está em pleno acordo com os países pertencentes ao Mercosul e sua atualização incluiu novas substâncias para algumas categorias de produtos, entre elas: os conservantes diacetato, nisina, propionato e os espessantes alga euchema processada e carragena semi-refinada.

Seguindo a tendência mundial em novas tecnologias de uso de aditivos para produtos cárneos, a NOVAPROM® produz outros agentes de textura alternativos aos existentes no mercado, com apelos naturais (minimamente processados e produzidos sem aditivos artificiais), altos níveis de proteína não alergênica e livre de transgênicos, podendo ser aproveitada em etiquetas mais limpas (clean label).

Com atuação global, a companhia exporta para mais de 20 países em todos continentes. A unidade fabril, localizada em Guaiçara – São Paulo, é inspecionada oficialmente pelo Ministério da Agricultura (SIF 1125), certificada pela Anvisa e o sistema de gestão da qualidade está em conformidade com as normas ISO 9001:2015 e FSSC 22000.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *