15 anos da NovaProm Collagen & Food Ingredients

Sexta-feira, 17 de novembro de 2017

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Em entrevista concedida à revista +Carne, Walter Lene, diretor da NovaProm – Collagen & Food Ingredients, falou sobre a trajetória e os produtos da unidade de negócio

 

 

Por Gisele Litwinski

 

Criada em 2002, a partir de uma visão diferenciada do mercado nacional, a NovaProm – Collagen & Food Ingredients deu início a um projeto inovador ao investir na produção de fibra de colágeno oriunda da pele bovina. Nos primeiros anos de atividade, a empresa se dedicou às vendas no Brasil, Mercosul e Europa, fechando parcerias com a Unicamp e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) para desenvolvimento de novos produtos. “Até 2010, tínhamos um único produto. A divisão cresceu, fortaleceu-se
tecnicamente e demonstrou as vantagens da utilização da fibra de colágeno em produtos cárneos, embutidos e transformados. Consideramos esse movimento um marco na nossa história”, diz Walter Lene, diretor da NovaProm – Collagen & Food Ingredients.

Com investimentos focados em tecnologia em um segmento ávido por inovações que trouxessem benefícios funcionais, a unidade de negócio deparou-se, no início da década, com outra demanda no mercado: colágeno para produtos injetados. A resposta foi a criação de uma nova linha para a produção de colágeno em pó, feito com moléculas menores, sendo assim possível ser injetado.

Pioneira no Brasil, hoje a Novaprom é a maior produtora mundial de colágeno bovino. Exportando para mais de 30 países, detém 40% da produção do globo. Além do colágeno, seu carro-chefe, conta com itens aprovados na área de condimentos, cárneos e de conservação em seu portfólio.

Atualmente, a divisão de negócios possui duas grandes famílias de produtos: a Novapro, que engloba toda a linha de colágenos, e a Ingredientes, com blends diversos para a indústria alimentícia. “Dentro desses dois grandes grupos, a empresa desenvolve inúmeros produtos, em geral sob medida para atender às necessidades do mercado. São mais de 100 opções no portfólio ativo”, acrescenta Lene.

Entre os destaques, o executivo cita o Novapro Fibra (colágeno em forma de fibra), o Novapro Pó (colágeno em forma de pó) e o Novapro Hidro (colágeno hidrolisado), cuja produção teve início em 2014. O colágeno é uma proteína animal não alergênica que contém três aminoácidos: glicina, prolina e hidroxipolina. Essa proteína funcional tem como principais características melhorar a textura, diminuir a atividade de água, melhorar a retenção de gordura e líquidos nos alimentos, aumentar a vida útil e
aportar proteína.

 

Mercado em expansão

 

Segundo Lene, o segmento de colágeno hidrolisado, por sua presença em produtos com apelo nutricional e benefícios à saúde, segue em franca expansão. A indústria tem apresentado média de crescimento próxima de 10% ao ano. “O mercado global foi estimado em US$ 3,71 bilhões em 2016, devendo alcançar US$ 6,63 bilhões em 2025, de acordo com relatório da Grand View Research”, afirma o executivo. A expectativa é respaldada pelo aumento da demanda de produtos para health care, como curativos,
engenharia de tecidos e reconstrução óssea.

O envelhecimento da população é outro fator considerado para o avanço desse mercado, com a expectativa de maior consumo de produtos que fortifiquem ossos e juntas, e promovam rejuvenescimento da pele e reparação das células.

O executivo ressalta que o objetivo é ter no portfólio todos os tipos de colágeno de diferentes proteínas e continuar crescendo no segmento de hidrolisados. Segundo ele, atualmente a indústria só utiliza 50% do que o colágeno pode oferecer. “Há muito para explorar e isso demanda pesquisa e desenvolvimento”, finaliza.


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